Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Mesa Diretora quer definir na próxima semana o destrancamento da pauta no Legislativo

Décio Junior - Núcleo de Comunicação Bloco Minas Melhor

Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais deliberou em reunião realizada na quarta-feira (16/05), convidar os líderes de blocos - inclusive o da oposição - além dos líderes de bancadas, de governo e dos partidos para definir o destravamento da pauta no parlamento. A reunião deve acontecer na próxima terça-feira.

“Será uma reunião importante para que possamos dar início à apreciação dos 18 vetos do governador e assim destravar a pauta”, disse o 1º Secretário, deputado Rogério Correia (PT).

A paralisação dos trabalhos é resultado de um processo de obstrução orquestrado pelos deputados da oposição que se negam a votar Projetos de Lei (PL) importantes, como PL 4.996/2018, que autoriza a cisão da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o que pode fazer com que o valor de mercado da empresa passe dos atuais R$ 10,6 bilhões para R$ 12,5 bilhões. O Projeto de Lei, de autoria do governador Fernando Pimentel, também abre 40% do capital da Codemig para o mercado, mas garante ao Estado a soberania da empresa.

Rogério Correia disse que a obstrução causa um atraso real na aprovação de projetos ainda que as comissões estejam em funcionamento. “Nós precisamos destrancar a pauta analisando e votando os vetos, para depois apreciar os demais projetos e votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) - recebido e lido em Plenário na quarta-feira - antes do recesso do meio do ano”, ressaltou ele dizendo que espera que a Mesa consiga um acordo com oposição e situação para a retomada dos trabalhos.

A ordem de votação dos Projetos, segundo Rogério Correia, não foi definida, já que o destravamento da pauta depende primeiro da votação dos vetos. “É isso que a Mesa vai tentar trabalhar, pois não é justo ficar com o processo todo obstruído porque a oposição não quer votar esse ou aquele projeto”.

Além da Codemig estão na pauta do Plenário o projeto da securitização da dívida e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 49, que garante aos trabalhadores da educação de Minas Gerais o pagamento do piso nacional da categoria. A PEC será apreciada em 2 turnos.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes