Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Dr Jean é favorável à construção de hospital do câncer em Capelinha


Capelinha - MG

Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor

Foto: Reprodução

A população de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, está mobilizada em torno da construção do Hospital de Controle e Combate ao Câncer, uma reivindicação antiga da região, que está sendo liderada pela Associação Capelinhense de Apoio aos Portadores de Câncer (Acpac). O deputado Dr Jean Freire (PT) participou da audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que debateu o assunto na quarta-feira (16/05) e ressaltou a importância da reivindicação e propôs a destinação de emendas parlamentares para o projeto. 

“Vamos lutar juntos por essa grande obra, pois com certeza um hospital com essa finalidade será precioso para a nossa região e a luta por sua implantação é muito digna. Mas temos que amadurecer a proposta de sua manutenção para que as crises financeiras não atrapalhem sua gestão", ponderou.

O 1º vice-presidente da Assembléia, deputado Lafayette de Andrada (PRB), ressaltou os benefícios regionais que o hospital trará para o Jequitinhonha. "Toda a população do Vale se beneficiará dos tratamentos nele oferecidos", disse.

O deputado Ivair Nogueira (PMDB) elogiou a proposta do projeto e se colocou à disposição para angariar parcerias para a construção e manutenção da nova entidade. “Com certeza essa é uma obra necessária e urgente. Devemos nos mobilizar para sua concretização, inclusive pedindo o apoio de deputados federais para essa finalidade”, garantiu.

Manutenção - Dr Jean ressaltou que a crise financeira do País está afetando a manutenção de hospitais no interior de Minas, por causa da baixa remuneração do Sistema Único de Saúde (SUS) e o atraso nos repasses por parte dos governo federal. "Na maioria dos casos, a conta não fecha e os hospitais são obrigados a restringir serviços à população. É necessário estruturar muito bem os modelos de gestão e a presença de uma associação é sempre bem-vinda nessa coordenação de trabalhos”, sugeriu.

Diagnóstico - Berenice Navarro Antoniazzi, coordenadora do Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer da secretaria de Estado de Saúde (SES), apresentou um estudo sobre a doença nos municípios do Vale do Jequitinhonha e as políticas públicas do governo de Minas para tratamento e prevenção da doença naquelas cidades. Segundo Berenice, já existe a necessidade de habilitação de um hospital para o atendimento da população. "Apenas a construção ou habilitação do hospital não é suficiente para prestar um atendimento adequado à população. É preciso desenvolver ações estratégicas, como a prevenção da doença, além de um planejamento integral", alertou.

Mobilização - A presidente da Acpac, Mônica Abreu, apresentou o trabalho de mobilização da associação para Capelinha seja uma referência oncológica que atenda toda a região, minimizando assim o sofrimento dos pacientes que necessitam viajar até Belo Horizonte em busca de tratamento. “Nós temos que viajar mais de mais de 600 quilômetros, gastando um dinheiro que só os mais afortunados conseguem custear. Se tivéssemos um serviço na região, a realidade seria outra, mais humanizada”, comentou.

Ela ainda criticou a quase impossibilidade de conseguir um diagnóstico precoce na região, já que os municípios não contam com tomografia computadoriza ou ressonância magnética. “Sem recursos adequados não há como fazer esse diagnóstico em tempo hábil”, lembrou.

Sob a liderança da entidade, vários segmentos da população local vêm se mobilizando na tentativa de reunir esforços para a construção do hospital do câncer no município. As mobilizações em redes sociais justificam a necessidade de se abrigar o hospital em Capelinha, pela estrutura da cidade e o ponto estratégico em que se encontra na geografia regional.





Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes