Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Criação de novos diretórios do PMDB não cumpriram regimento e poderão ser anulados pela Executiva

Décio Junior - Núcleo de Comunicação Bloco Minas Melhor

Foto: Ricardo Barbosa/ALMG

O secretário-geral do PMDB em Minas Gerais, deputado Sávio Souza Cruz, admitiu na terça-feira (15/05), que a anotação de novos diretórios do partido devem passar ainda por uma triagem da secretaria-geral e levada à Executiva Estadual, que deverá deliberar sobre o registro ou não desses diretórios. Segundo ele, a decisão foi tomada pela executiva na semana passada, que deliberou por cumprir o rito previsto no regimento interno da legenda.

“Ou seja, mesmo os que foram já encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e aqueles que não foram, serão encaminhados à secretaria-geral. Depois dessa triagem, é feita a publicação e abre-se um prazo de 72 horas para impugnação”, explicou.

Sávio Souza Cruz diz que o não cumprimento do regimento compromete as anotações de mais de 300 diretórios em todo o estado. “Para que não paire nenhum questionamento posterior sobre diretórios irregularmente anotados, é que a Executiva deliberou pelo cumprimento do rito”, disse.

Sobre a reunião realizada em 1º de maio pelo partido, a qual compareceram apenas dois dos 13 deputados estaduais, e que chegou a apontar três pré-candidatos da legenda ao governo do estado, Sávio reforçou que a instância de deliberação do partido é a convenção – que, segundo a legislação eleitoral se dará até 4 de agosto – e lembrou que nenhuma prévia ou movimento pode definir candidatos. “A convenção é soberana para deliberar por candidatura própria ou com coligação com qualquer partido”, explicou.

Precedente - Para reforçar essa tese, o secretário-geral citou as prévias nacionais do PMDB de 2006, que decidiram pela candidatura própria à Presidência da República, indicando os ex-governadores Anthony Garotinho (RJ) e Germano Rigotto (RS) como pré-candidatos. Menos de um mês depois, o partido decidiria não lançar candidato na eleição majoritária, que acabou reelegendo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes