Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

A força do MDB na história democrática brasileira

Núcleo de Comunicação Bloco Minas Melhor

Foto: Guilherme Dardanhan / ALMG

Ao longo dos últimos 52 anos o MDB esteve a frente dos principais acontecimentos políticos do Brasil. Na manhã da segunda-feira (26/03), em Reunião Especial de Plenário, grandes nomes do partido como o ex-governador Newton Cardoso e o senador paranaense Roberto Requião foram recebidos pelo presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), e por lideranças políticas e autoridades do governo Fernando Pimentel. 

Adalclever homenageou o ex-deputado federal Ulysses Guimarães, por sua “lição de coragem e de fé na boa política, de respeito ao nosso povo, em defesa da boa democracia" e elogiou os 13 deputados estaduais atuais do partido. “Temos compromisso com valores democráticos de esperança e mudança. Nossa bancada na Assembleia mantém a unidade, o espírito público e a coerência”, afirmou o presidente.

O vice-governador e presidente do MDB em Minas, Antônio Andrade, enalteceu o papel do partido na história política do País e destacou que a união em torno dos ideais comuns é característica da legenda, desde sua fundação. “Somos um partido plural, com ideias diversas, que sempre converge para o entendimento e a defesa do bem comum”, disse.

Presenças - O ex-governador Newton Cardoso lembrou que seu partido governou o estado várias vezes e defendeu a união em torno dos nomes de Josué Alencar e Adalclever Lopes, novas lideranças que vem renovando a legenda em Minas. No evento, o ex-governador lançou sua biografia "A verdade por trás da lenda", onde narra uma trajetória política que se confunde com a história do MDB. “A minha biografia é um livro desafiante, destemido. Eu conto muitas revelações de bastidores e foi escrito com muita coragem política, como tudo o que faço", destacou.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), liderança nacional da legenda e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, disse que Minas é uma resistência dos valores políticos tradicionais do MDB que ele acredita. “O velho MDB de guerra renasce aqui, pela força dos nomes de Adalclever Lopes e de Josué Alencar. Hoje lançamos esses dois nomes de peso, sem uma definição exata para qual candidatura nas eleições deste ano. É autêntica uma chapa emedebista, progressista e nacionalista”, definiu o senador.

Josué Alencar, filho do ex-presidente da República José Alencar, representou os filiados e candidatos majoritários no último pleito pelo MDB. Ele comentou a situação crítica em que o Brasil se encontra e defendeu que o MDB de Minas vote a ser o ponto de união dos brasileiros. “Estamos entre o Brasil que tem a tradição de ser solidário versus um país indiferente à sorte de nossa população. De um país que pressuponha um Estado forte para que ele possa, sim, investir em saúde, educação e segurança pública, versus aqueles que propõem um Estado mínimo, que esteja ausente de toda a vida econômica e social do país”, avaliou Josué, referindo-se às ações do governo Temer.

Placa - O presidente da ALMG, acompanhado de outras lideranças estaduais e nacionais do partido, entregou placa alusiva à homenagem ao presidente estadual do MDB, o vice-governador Antônio Andrade.

História - Criado durante a instituição do bipartidarismo imposto pela ditadura militar, o MDB foi fundado em 24 de março de 1966, para reunir os políticos que se opunham ao regime e que trabalhavam pela redemocratização do País. Em 1979, com a abertura política, passou a se chamar PMDB e este ano aguarda autorização do TSE para voltar ao nome de origem.

Mudança oficial
- O PMDB oficializou perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido para alterar seu nome e sua sigla para MDB, mas aguarda análise dos ministros, o que deve ocorrer em sessão administrativa na Corte.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes