Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Fórum Técnico vai apontar diretrizes para políticas públicas de atendimento à população de rua

Décio Junior - Núcleo de Comunicação Bloco Minas Melhor

Foto: Reprodução

O Fórum Técnico População em Situação de Rua, que começa na próxima segunda-feira (26/03), em Betim, traçará um Plano de Ação para que o estado e os municípios mineiros possam implantar políticas públicas no âmbito da Lei Estadual aprovada em 2013, que trata deste segmento da população.

A avaliação foi feita pelo deputado André Quintão (PT), que ressaltou a importância de corresponsabilizar as ações envolvendo as diferentes esferas governamentais, ONGs, universidades e outras entidades da sociedade civil. “O governo de Minas, por meio de várias secretarias de Estado, sabe da necessidade em se criar políticas públicas que estejam voltadas para o acolhimento, mas que fortaleçam a autonomia e promova a dignidade humana”, disse.

O deputado, que é líder do Bloco Minas Melhor e mantém uma atuação parlamentar na área social, chamou a atenção para o crescimento da população de rua, resultante do aumento do desemprego, do rebaixamento da renda e da redução de investimento social no governo Temer. “Muitos querem tratar a situação de maneira punitiva, simplesmente com a remoção arbitrária e violenta dessas pessoas das calçadas. Queremos uma abordagem social, não para eternizar a presença delas nas ruas, pois rua não é local de moradia para ninguém”, reforçou.

André Quintão lembrou que as políticas públicas para atender a população de rua (um universo que em 2016 chegava a 101.854 pessoas, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea) devem ser feitas a partir da identificação e da compreensão das necessidades desses excluídos. “O maior protagonista é o morador de rua. Nós queremos ter essa referência a partir do que elas estão vivendo, pois a superação desta situação exige ações que vão do acolhimento à oferta de uma vida mais digna, com habitação, formação profissional e acompanhamento de saúde”, ressaltou ele.

Fórum Técnico – Betim vai receber o primeiro encontro regional do Fórum Técnico População em Situação de Rua na segunda (26/03) e terça-feira (27/03). No primeiro dia, a partir das 14 horas, será realizada uma roda de conversa com a população em situação de rua no Parque de Exposições (Rua do Rosário, 1.840 - Bairro Angola).

No segundo dia, de 8h às 17h, grupos de trabalho se reúnem na PUC Minas (Rua do Rosário, 1.081 - Angola) para discutir as propostas que serão levadas à plenária final do evento, que acontecerá entre 11 e 13 de junho, na ALMG. Ao final do encontro, serão eleitos os representantes da região que vão participar da etapa estadual.

Grupos - No ato da inscrição, o participante teve que escolher um dos grupos de seu interesse, divididos por temáticas:

Grupo 1 (moradia, trabalho, saúde e assistência);

Grupo 2 (direitos humanos, cidadania, cultura e educação).

Além de Betim, outras cinco cidades receberão os encontros regionais do evento: Uberlândia (Triângulo Mineiro), Montes Claros (Norte de Minas), Ipatinga (Vale do Aço), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Belo Horizonte.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes