Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Governo de Minas reforça ações voltadas à população de rua na capital e no interior

Décio Junior - Núcelo de Comunicação Bloco Minas Melhor

Foto: Reprodução

O governo Fernando Pimentel vai fazer, entre 25 de março e 26 de abril, o Fórum Técnico População em Situação de Rua em seis cidades do estado para receber propostas dos municípios que ajudarão a compor o Plano Estadual de Política Pública para População em Situação de Rua. Coordenado por um comitê intersetorial ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, os encontros acontecerão em Belo Horizonte, Betim, Uberlândia, Ipatinga, Montes Claros e Juiz de Fora.

As cidades foram escolhidas de acordo com o critério populacional, uma vez que os municípios de maior população costumam concentrar maior quantidade de pessoas com este histórico. As inscrições já estão abertas e podem ser feita on-line.

Para o líder do Bloco Minas Melhor, deputado André Quintão (PT), a atual conjuntura política de retrocessos e cortes orçamentários na área social, promovidos pelo Governo Federal, exige o fortalecimento de políticas voltadas para os mais pobres, como a população em situação de rua, que extrapolem o caráter assistencial. “Por ser aberto à sociedade civil é uma oportunidade clara de colocar em prática a participação popular na construção de políticas que façam a diferença na vida de cada um. A ideia é ir além da assistência e pensar a habitação como política macro e estratégica, integrada com a educação, saúde e bem estar social”, avaliou André Quintão.

A iniciativa do governo, segundo o deputado Cristiano Silveira (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, resgata a dignidade das pessoas em situação de rua, já que os encontros vão fazer com que eles próprios falem de suas necessidades. “É fundamental que os moradores em situação de rua sejam ouvidos. Precisamos saber quais as suas demandas para então sabermos o que é possível fazer para ajudar, e como fazer”, disse.

Com as etapas regionais, o Governo de Minas Gerais, por meio da Sedpac, pretende acolher às demandas da população em situação de rua levando em conta o contexto territorial e econômico. “Ao verificar como é essa situação em cada região do estado e quais são suas particularidades, teremos um diagnóstico para construir políticas públicas efetivas e para superarmos esses problemas”, afirmou. 


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes