Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Opinião

 
 

Caminhando com as diferenças

Em meio aos sintomas do retrocesso vivido no País, temos agora uma notícia alvissareira: o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), mediado pela Associação Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Aedas), vai liderar uma iniciativa inédita de produção e distribuição de energia “híbrida”, compartilhada com a Cemig, no norte mineiro.

O projeto de pesquisa & desenvolvimento está orçado em R$ 24,4 milhões e objetiva a instalação de uma planta piloto fotovoltaica flutuante no reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santa Marta, no município de Grão Mogol, Minas Gerais.

O convênio para a execução do projeto foi assinado em 8 de Março, por lideranças femininas do MAB e pelo governador Fernando Pimentel. A escolha da Aedas obedeceu rigorosa seleção feita a partir de chamada pública na qual concorreram mais seis entidades.

Essa é a maior parceria no Brasil feita entre um movimento social de peso nacional e um governo de estado, para produzir energia e que vai beneficiar cerca de 1.300 famílias do semiárido mineiro.

O Bloco Minas Melhor festeja a assinatura do convênio. Integrando a Comissão Extraordinária das Barragens, instituída para apurar, dentre outras questões, as causas do rompimento da Barragem do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues em Mariana (05/12/15), os deputados Rogério Correia (PT) e João Magalhães (PMDB), do bloco parlamentar, tiveram ampla interação e colaboração com o MAB para a apresentação da proposta de Relatório Final.

É essa diversidade de atores sociais e políticos que torna histórica a assinatura desse convênio. O Executivo, o Legislativo e os movimentos sociais interagem de forma dinâmica. Hora estão em oposição e em conflito, hora em colaboração, sem que nenhum deles perca sua identidade e atribuições.

A democracia contemporânea não cabe apenas na relação formal entre os poderes constituídos e a sociedade civil, relação esta limitada por eleições regulares e periódicas. Não. Num tempo de experiências de Estado de Exceção, a opção do governo mineiro é a do diálogo e da parceria, independemente das críticas e cobranças, legítimas ou não, dos movimentos sociais.

E o papel da bloco de apoio ao governo no Legislativo, o Minas Melhor, é o de construir pontes e estabelecer novas interações. Respeitando cada ator e seus respectivos papéis.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes