Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Deputados do Minas Melhor ressaltam a relevância da luta pela igualdade no 8 de março

Núcleo de Comunicação - Bloco Minas Melhor

Foto: Clarissa Barçante / ALMG

Parlamentares do Bloco Minas Melhor se pronunciaram sobre a importância do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A luta pela igualdade, o combate à violência contra a mulher e a necessidade de ampliar a participação feminina na política foram alguns dos tópicos abordados pelos deputados.

O Líder do Bloco, deputado André Quintão (PT), preparou uma cartilha diferenciando as diferentes formas de violência - física e psicológica - contra as mulheres. O panfleto trouxe informações sobre como fazer denúncias, por meio do número 180, da Central de Atendimento à Mulher e ressaltou a importância de procurar a delegacia especializada e registrar um Boletim de Ocorrência (BO). Ao longo do mês, André Quintão usou as redes sociais para lembrar a trajetória de mulheres marcantes, como Dandara, Tina Martins, Dilma Rousseff e Maria da Penha.

O líder do governo, Durval Ângelo (PT), afirmou que o 8 de março serve para lembrar "que as conquistas foram muitas, mas que o caminho ainda é longo e de luta para alcançar a igualdade de direitos".

Para a deputada Celise Laviola (PMDB), a conquista de direitos das mulheres sempre foi sinônimo de luta e dedicação. "Conquistamos muitos direitos, entretanto, ainda é preciso discutir e legislar a favor da mulher, que, infelizmente, é vítima de violência doméstica, enfrenta dificuldades no mercado de trabalho e exerce pouca representatividade na política”, argumentou. Uma das seis parlamentares estaduais, dentro de um universo de 77 deputados, ela destacou a desigualdade política por meio de dados. “Em Minas Gerais, por exemplo, apenas 10,85% dos cargos nas câmaras municipais são ocupados por mulheres. Número que salta aos olhos quando falamos nas prefeituras. Apenas 7,4% são administradas por prefeitas”, ressaltou.

Na mesma linha de Celise Laviola, Sávio Souza Cruz (PMDB) destacou a necessidade da inserção de mais representatividade feminina no quadro político nacional. “A todas as mulheres lembro os largos espaços que há para acolhê-las na política, essa arte de várias frentes em que elas, no campo ou nas cidades, ainda fazem muita falta”, comentou.

Isauro Calais (PMDB), por sua vez, frisou a importância do combate ao machismo. “Trabalho para que tenhamos um país livre de preconceito, de assédio, de desigualdade. Todo meu respeito e admiração a cada uma dessas guerreiras.”

“A mulher pode e deve ocupar os espaços que quiser na sociedade, e nós temos que fazer o que pudermos para garantir esse direito”, comentou Celinho do Sinttrocel (PCdoB). Já Ivair Nogueira (PMDB) classificou o Dia da Mulher como a “extensão de muitos outros dias que exaltam a persistência, a resistência e a luta”.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes