Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Obra realizada por Aécio Neves é responsável por alagamentos na avenida Cristiano Machado


Obras irregulares alagaram Avenida Cristiano Machado

Liderança de Governo

Foto: Reprodução Youtube

A Linha Verde, construída pelo então governador Aécio Neves (PSDB) para ligar a capital ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é responsável pelos alagamentos que vêm ocorrendo na Avenida Cristiano Machado, Região Oeste da capital. Foi o que afirmou o subsecretário de Proteção da Defesa Civil de BH, coronel Alexandre Lucas, durante audiência realizada na terça-feira (06/03) pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia.

A audiência foi realizada para discutir as ações de defesa civil adotadas no Estado. No início do debate, o presidente do colegiado, deputado Sargento Rodrigues (PDT), exibiu vídeos de alagamentos na Feira dos Produtores e na Avenida Cristiano Machado, na altura do bairro Cidade Nova e próximo ao Minas Shopping, após temporal que atingiu a região no fim de fevereiro. Diante das imagens, Alexandre Lucas explicou que o problema no local surgiu após a construção da Linha Verde, obra “mal planejada”, segundo o oficial.

Já a coordenadora estadual das Promotorias de Habitação e Urbanismo, promotora Marta Alves Larcher, ressaltou que este tipo de problema tem ocorrido em diversas regiões da cidade também por causa de construções, inclusive autorizadas pelo poder público. “O risco inicialmente ocorria em áreas ocupadas irregularmente. Agora, ele existe também na cidade formal devido às autorizações para construções inadequadas e em áreas de preservação permanente”, disse.

Segundo ela, há 99 municípios com áreas de risco em Minas, sendo 55 deles com mais de 20 mil habitantes. Apenas na capital, há 80 pontos com risco de alagamento.

Para o coordenador-adjunto de Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Rodrigo de Faria Mendes, um dos maiores problemas é a falta de uma cultura preventiva. Dos 853 municípios mineiros, pouco mais de 400 têm algum tipo de defesa civil municipal. Desde outubro, foram registradas 11 mortes causadas por temporais no Estado e três pessoas estão desaparecidas. “Nosso trabalho é árduo porque não temos a cultura da prevenção em nosso País”, declarou.




Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes