Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Desenvolvimento Econômico aprova relatório de Ivair Nogueira que consolidou propostas do Fórum de Startups

Núcleo de Comunicação Bloco Minas Melhor

Foto: Willian Dias / ALMG

As políticas públicas para o segmento de startups avançam em Minas Gerais e a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia aprovou, na terça-feira (06/03), o relatório final do Fórum Técnico Startups em Minas – A Construção de uma Nova Política Pública. O relator do projeto, deputado Ivair Nogueira (PMDB), considera a iniciativa importante para o segmento, principalmente para os representantes do chamado San Pedro Valley, comunidade de startups da região do bairro São Pedro, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, reconhecida nacionalmente.

"Nosso objetivo com esse projeto é uma nova política pública capaz de apoiar e estimular o empreendedorismo para a geração de startups, visto que nosso Estado se destaca hoje no cenário nacional, ficando atrás apenas de São Paulo. Precisamos acompanhar essa tendência e fomentar o desenvolvimento tecnológico desse setor como alternativa para a diversificação econômica em Minas Gerais. Estamos nos tornando um dos melhores lugares para trabalhar inovação em todo o País,” analisou o parlamentar.

O Forum Técnico aconteceu em 2016 com coordenação da comissão e discutiu modelos e proposições para a criação de políticas públicas para startups no Estado. O projeto aprovado foi originário do documento apresentado pelo Comitê de Representação eleito ao final da realização do evento e ganhou a emenda de nº 1, para ajustar propostas semelhantes e complementares já acolhidas, atendendo à necessidade da legislação.

Foram analisadas 49 sugestões de encaminhamento apresentadas pelo comitê para atendimento das 32 propostas aprovadas na plenária final do fórum, realizada entre 23 e 25 de novembro de 2016, na ALMG.

Histórico – Foram instaladas três subcomissões temáticas, compostas por membros da comissão organizadora, que elaboraram o documento-base de propostas para ser discutido em encontros regionais e, posteriormente, na etapa final. A subcomissão 1 debateu sobre “Startups, empreendedorismo e inovação: conceitos, cultura e atores”; a subcomissão 2, “Startups, políticas e desburocratização”; e a subcomissão 3, “Startups, investimentos e incentivos”.

Ivaír Nogueira chamou a atenção para o potencial das startups, que a cada dia emprega mais profissionais do terceiro setor. “Nossas escolas técnicas e universidades sempre estimularam o surgimento de jovens profissionais da área de internet e essa geração, além de movimentar economicamente o setor, aponta para novas saídas de emprego para a população. Precisamos buscar incentivos fiscais e estímular parcerias entre escolas e setores públicos e privado”, finalizou.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes