Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Minas Gerais ganha Comissão Extraordinária do idoso


Comissão deverá atuar pelos direitos das pessoas idosas

Núcleo de Comunicação Minas Melhor

Foto: Divulgação

Deputados da base e o próprio governo de minas apoiaram a criação da Comissão Extraordinária do Idoso instaurada na quarta-feira (11/11) pela Assembleia Legislativa de Minas Gerias. O objetivo é o de trabalhar para a ampliação, aplicação e melhoria das políticas públicas que possam atender os idosos em todo o estado. “O primeiro passo é fazer um disgnóstico em Minas Gerais para sabermos onde e como vivem nossos idosos em Minas”, explicou o presidente da Comissão deputado Isauro Calais (PMN). Para ele, ao criar a comissão do idoso o presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB) deu uma demonstração de que a Assembleia de Minas quer discutir o envelhecimento do cidadão mineiro. “Queremos envelhecer com tranquilidade, felicidade e acima de tudo com segurança”, pontuou.

O secretário de estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, lembrou que no âmbito do executivo, tando estadual como em muitos municípios existem poplíticas voltadas para os idosos e que, com a criação da Comissão, será importante uma difusão dos direitos dessas pessoas. “Grande parte dos idosos não conhecem os direitos que têm para ir atrás de assistências e de seus benefícios, que são oferecidos por meio de políticas públicas já existentes. É preciso fortalecer os conselhos nas cidades, ter um conselho forte no estado e, a partir daí, teremos a cobrança da sociedade. Por isso essa comissão será muito importante para Minas Gerais”, disse.

O secretário de estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, lembrou que para a criação de políticas públicas é necessário ter apoio e orçamento. “Esse é um dos papéis dessa comissão, pois é o legislativo que aprova as leis, fiscaliza e também recomenda e aprova orçamentos públicos”.

Quintão disse ainda que o governo Pimentel tem feito o pagamento em dia dos recursos para a assistência para os 853 municípios induzindo a chamada busca ativa, que é o trabalho de assistentes sociais e psicólogos que fazem as visitas domiciliares aos idosos e assessorando os municípios que ainda têm dificuldade de desenvolver esse tralho. “Também estamos realizando um trabalho conjunto com o ministério do desenvolvimento Social e de Combate à Fome, para atender àqueles idosos que hoje têm acessos aos benefícios e que por algum motivo não são atendidos”.

A Comissão do Idoso terá vigência de dois anos e deverá trabalhar em conjunto com as permanentes. Além disso, terá a responsabilidade de promover a participação popular com a realização de audiências, debates e visitas técnicas.

Membros da Comissão dos Idosos

Deputado Isauro Calais (PMN) - Presidente

Deputado Glaycon Franco (PTN) – Vice-presidente

Deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB)

Deputado Cristiano Silveira (PT)

Deputada Geisa Teixeira (PT)

Suplentes

Deputado Fred Costa (PEN)

Deputado Cristina Corrêa (PT)

Deputado Tito Torres (PSDB)

Deputado Agostinho Patrus (PV)

Deputado Bosco (PTdoB)




Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes