Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Comissão de Cultura instaura comitê para formular diretrizes do Plano Estadual do Livro

Núcleo de Comunicação - Bloco Minas Melhor

Foto: Reprodução

Minas Gerais deu mais um passo rumo à construção de seu Plano Estadual do Livro, Leitura e Bibliotecas. Em sua primeira reunião do ano legislativo, a Comissão de Cultura da Assembleia instaurou, na quarta-feira (21), o Comitê de Representação do Fórum Técnico Semeando Letras. Formado por 21 representantes da sociedade civil, de entidades culturais e das secretarias de Estado de Cultura e de Educação, o grupo irá selecionar as propostas que estarão presentes no projeto de lei a ser encaminhado pelo Executivo ao Parlamento Mineiro com um plano para o setor para os próximos 10 anos.

De acordo com o deputado Bosco (AVANTE), que preside a Comissão de Cultura, o Comitê terá “a tarefa de compilar todas as propostas colhidas durante os fóruns regionais Semeando Letras”. Antes da edição final do “Semeando Letras”, ocorrida em novembro do ano passado, na Assembleia, foram realizados encontros regionais.

Caberá ao comitê revisar as dezenas de ações nos quatro eixos temáticos do documento final de propostas e assim finalizar o texto que será remetido ao Poder Executivo. Em seguida à instalação, os integrantes do comitê deram início ao trabalho de avaliação e ajustes técnicos das propostas do primeiro eixo temático, que enfoca a democratização do acesso. No dia seguinte, foi definido um cronograma para os próximos encontros, quando serão analisados os outros três eixos:  fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico; e desenvolvimento da economia do livro.

Exaltando a importância da literatura mineira, que conta com expoentes como Guimarães Rosa, Adélia Prado e Carlos Drummond de Andrade, Bosco salientou que o Plano Estadual  é “um mecanismo em nível de estado para facilitar o acesso à leitura, ao livro e ao conhecimento”.

Coordenador-geral do Plano Estadual do Livro e Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário da secretaria de Estado de Cultura, Lucas Guimaraens explicou que o grupo “fará o acompanhamento e a fiscalização do plano”. Ainda segundo ele, a instauração do comitê de representação logo no começo dos trabalhos legislativos de 2018 demonstra o interesse dos poderes Legislativo e Executivo em transformar o conjunto de proposições em Lei ainda este ano.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes