Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Mobilização em prol dos direitos das mulheres irá marcar 8 de março em Minas

Núcleo de Comunicação - Bloco Minas Melhor e Assessoria de Imprensa ALMG
Foto: Ricardo Barbosa / ALMG

A Comissão Extraordinária das Mulheres da Assembleia Legislativa prepara uma grande mobilização popular para comemorar o 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. “Levaremos a Assembleia para as as praças e ruas, na perspectiva de organizar todos os coletivos e todas as mulheres de Minas Gerais, colocando no centro da luta não apenas a defesa da democracia, mas também a defesa dos direitos, principalmente o das mulheres”, comentou a deputada Marília Campos (PT), que preside a comissão.

De acordo com a parlamentar, “a luta é para que a vida das mulheres, sobretudo das mulheres negras, melhore em nosso País.” “Estamos fazendo reuniões com coletivos de mulheres, sindicatos e entidades, no sentido de promover uma ampla participação popular para que a gente organize um 8 de março que marque, em Belo Horizonte, a luta das mulheres”, completou.

Marília Campos acrescentou que os esforços em prol dos direitos femininos passam diretamente pela luta contra os desmontes promovidos pelo governo Michel Temer. “É importante que a gente combata o desemprego e os efeitos da Reforma Trabalhista, que atinge sobremaneira as mulheres, que trabalham muito mais, recebem muito menos, e são as primeiras a serem desempregadas”, denunciou.

A deputada também fez menção à Reforma da Previdência que, caso aprovada, fará com que as mulheres se aposentem apenas a partir dos 62 anos. “As mulheres terão que escolher entre aposentadoria e pensão. E, ficando com a pensão, só receberão a metade do valor da mesma”, lembrou. “É urgente que essa manifestação ocorra para que as mulheres não tenham seus direitos extintos por essa reforma”, encerrou ela.

Comissão das Mulheres deve se tornar permanente
 - É importante ressaltar que a Comissão Extraordinária das Mulheres está a um passo de ganhar status definitivo. De autoria da Mesa da Assembleia, o Projeto de Resolução (PRE) 49/17, que estabelece a Comissão Permanente de Defesa das Mulheres, já foi aprovado em 1° turno no Plenário e agora aguarda para ser votado em 2° turno.

Para a vice-presidente da Comissão Extraordinária, deputada Geisa Teixeira (PT), “há uma necessidade urgente de que as mulheres estejam representadas e, consequentemente, seus pontos de vista, ideias, direitos e pautas também estejam.”

Apesar de valorizar os avanços conquistados pelo sexo feminino nos últimos anos, Geisa Teixeira fez menção à baixa quantidade de mulheres em espaços como a Assembleia Legislativa. “Em todo o Brasil, representamos menos de 10% dos cargos eletivos. Na Assembleia de Minas somos apenas seis entre 77 deputados estaduais”, pontuou. “É mais um ano para combater o machismo e todas as formas de violência que destroem sonhos e machucam - física e psicologicamente - as mulheres”, frisou a deputada.

Preparativos para o Dia Internacional da Mulher seguem a todo vapor 
- Conduzido por Marília Campos, o grupo que irá elaborar o escopo das comemorações do 8 de março se reuniu novamente na quinta-feira (08/02), para continuar construindo de forma coletiva a programação. O encontro definiu a realização de uma série de atividades na Praça Sete. 

Ações como rodas de conversa, debates, oficinas e apresentações culturais serão realizadas por diversos coletivos e movimentos femininos. A programação, cujo início está previsto para às 10h, será encerrada com um grande ato às 18h.

Nos dias 6 e 7 de março, mais de 1500 mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Frente Brasil Popular (FBP) vão acampar na Assembleia, onde realizarão oficinas e debates. Na noite do dia 7, a partir das 19 horas, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, mais conhecido como Hall das Bandeiras da ALMG, haverá a “Noite Cultural das Mulheres em Luta”, com várias apresentações artísticas. No dia 8, parte do grupo acampado se unirá à mobilização na Praça Sete.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes