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Dnit garante reforma da Ponte Velha no Vale do Aço


O coordenador do Dnit Danilo Rezende (à esquerda) admitiu o erro do órgão no atraso da reforma de mais de três anos e se disse envergonhado por isso

Núcleo de Comunicação Minas Melhor

Representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte em Minas Gerais (Dnit/MG) reconheceram o erro do órgão no atraso de mais de três anos na reforma da Ponte Velha, que liga Timóteo a Coronel Fabriciano, e afirmaram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na segunda-feira (09/11), que a licitação para a obra sairá até o final de janeiro de 2016. Garantiram, ainda, que após essa fase, a obra estará pronta no período de 18 meses.

“Não nos eximimos da nossa responsabilidade, e entre nós nos referimos a essa ponte como a ponte da vergonha”, disse o coordenador de Engenharia do Dnit/MG, Danilo Rezende. Ele admitiu que os parlamentares estão cumprindo o papel que lhes cabe, de questionar e cobrar as obras de interesse da população.

Requerida e conduzida pelo deputado federal Wadson Ribeiro (PCdoB), que é integrante da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, a audiência contou com o apoio do deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB), vice-presidente da Comissão de Transportes, Comunicação e Obras Públicas da ALMG.

De aproximadamente 150 metros de extensão, sustentada por pilares construídos a partir do Rio Piracicaba, a Ponte Velha tem importância fundamental para a economia e a população do Vale do Aço. Há três anos houve um rompimento em uma de suas estruturas, o que levou o Dnit a fechá-la para o tráfego de veículos pesados.

Veemente, o deputado Celinho do Sinttrocel desabafou: “O Dnit já está há um ano levantando o orçamento. Qual a competência de um departamento para fazer o orçamento de reforma de uma ponte? Qual o problema? O Dnit não tem pessoal capaz de fazer isso?”, questionou. Ele salientou que a Comissão de Transporte da ALMG fez duas visitas técnicas e reuniu-se várias vezes com diretores do Dnit nos últimos três anos para tentar resolver o problema.

O parlamentar acusou o órgão federal de ser irresponsável e incompetente, pedindo aos funcionários da instituição que não levassem suas críticas para o âmbito pessoal. “É um absurdo que após três anos, o Dnit não tenha feito a reforma dessa ponte, depois de tudo que já fizemos e das promessas que foram feitas pelo diretor do órgão, em Brasília ”, frisou.

O deputado assinalou que o ex-diretor do órgão garantiu para a comissão da ALMG que a licitação para a obra sairia no mês de dezembro deste ano. “Nada justifica esse atraso de três anos, que coloca em risco a integridade da população e a possiblidde de acidentes graves”, arrematou. Em sua segunda fala, o coordenador do Dnit se disse envergonhado com o atraso da obra e concordou com com as declarações do deputado Celinho.

Para o deputado federal Wadson Ribeiro a audiência não podia terminar em mais um impasse sobre a reforma dessa obra. “Temos que evitar que outras tragédias, como essa agora na região de Mariana, ocorram em nosso Estado, e que só depois disso nos mobilizemos”, ponderou.

Ele ressaltou que os veículos pesados que trafegam na região são obrigados a fazer um grande desvio, em virtude da interdição parcial da ponte. A deputada Celise Laviola (PMDB) disse que seu sentimento, hoje, é de decepção com os constantes adiamentos que vêm sendo anunciados. Para o prefeito de Timóteo, Keisson Drumond, o prejuízo para a cidade é constante, pois caminhões de até 35 toneladas passam dentro da cidade, danificando a pavimentação de várias vias. Há riscos também para os carros de passeio e pedestres, segundo ele. “Há trincas, e o risco de desabamento existe”, afirmou.

Entre as propostas, todas feitas pelo deputado Celinho Sinttrocel, estão a solicitação ao Dnit sobre o cronograma para a licitação e a reforma da ponte. As notas taquigráficas da audiência serão enviadas à Justiça e aos Ministérios Públicos, federal e estadual, e também ao governador Fernando Pimentel.


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