Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Plenário aprova transformação da Estação Ecológica de Sagarana em Parque Estadual

Núcleo de Comunicação - Bloco Minas Melhor

Foto: Núcleo de Comunicação - Bloco Minas Melhor

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (19/12), em 2° turno, o Projeto de Lei (PL) que transforma em Parque Estadual a Estação Ecológica de Sagarana, localizada no Noroeste do estado. De autoria do deputado Paulo Guedes (PT), o PL 787/2015 foi aceito por unanimidade.

“Ao transformarmos a estação em parque, o Estado, a Secretaria de Meio Ambiente e os demais órgãos ambientais poderão investir mais naquela área, que é de fundamental importância para a biodiversidade da região”, frisou Paulo Guedes. O parlamentar também lembrou a importância histórica do lugar, fazendo menção à íntima relação que o escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade mantinha com Sagarana.

A Estação de Sagarana conta com mais de 2.300 hectares de área natural. O local faz parte do território do distrito homônimo, que compõe a cidade de Arinos. Para Paulo Guedes, a mudança de status do local irá proporcionar benefícios financeiros ao entorno do parque. Com a transformação, essa área vai gerar mais ICMS Ecológico ao município de Arinos. [A transformação] Era uma reivindicação antiga de ambientalistas e da população”, comentou. Por fim, o deputado salientou a possibilidade da abertura do espaço à visitação pública.

O pensamento de Paulo Guedes é compartilhado pelo deputado Geraldo Pimenta (PCdoB), relator da proposição. “Quando se trata de uma estação ecológica, o espaço fica restrito à pesquisa sobre a biodiversidade do local. Com a transformação em parque, Sagarana poderá ser aberto ao público e o município poderá, dentro das leis ambientais, explorar o ecoturismo e assim movimentar a economia local”, disse.

O relator ainda ressaltou o fato da estação abrigar nascentes que devem ser preservadas. “Estamos falando de uma das maiores riquezas do nosso estado e do Brasil e tenho certeza que este será um parque importante e preservado como tantos outros que temos em Minas Gerais, como o Parque Grande Sertão Veredas e o parque estadual que fica no município de São Gonçalo do Rio Preto", pontuou.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes