Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Tragédia em Mariana mobiliza ações em apoio às vítimas


Carro arrastado pela lama para em cima de casa e imagem se torna referência da tragédia

Núcleo de Comunicação Minas Melhor

Foto: Divulgação/ Assessoria de Comunicação deputado Cássio Soares


A sexta-feira está sendo de muito trabalho em Bento Rodrigues, distrito do município de Mariana que foi atingido pela lama, após o rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco. A tragédia aconteceu na tarde de quinta-feira (05/11) e as informações por vítimas ainda não conseguem precisar o número de pessoas desaparecidas ou mesmo as atingidas pela lama.

Na manhã de hoje (06/11) o governador Fernando Pimentel e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, participaram de uma reunião na empresa Samarco com o presidente Ricardo Vescovi. O deputado Cássio Soares (PSD), membro do bloco Compromisso com Minas, também participou e postou em sua página no facebook que as autoridades estão agindo para “minimizar o drama das famílias das vítimas e desabrigadas do distrito”. De acordo com o deputado, várias pessoas estão mobilizadas para ajudar voluntariamente enquanto o exército e a defesa civil fazem as buscas.

Ainda na nesta sexta-feira, o deputado Cristiano Silveira (PT), vice-líder do Bloco Minas Melhor e presidente da Comissão de Direitos Humanos, segue para o distrito.

Em nota, o governo de minas afirmou que a todos os órgãos competentes para atuar nesse tipo de situação foram mobilizados para a região. “Quatro helicópteros partiram para Bento Rodrigues com grupamentos do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad). O chefe do Gabinete Militar, coronel Helbert Figueiró, acompanha as equipes no local”, diz a nota.

Deputado Cássio Soares, governador Fernando Pimentel em reunião na Samarco


Integrantes do Bloco Minas Melhor prestam solidariedade

O líder do Bloco Minas Melhor, deputado Rogério Correia (PT) lembrou que parlamentares das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Minas e Energia da Assembleia Legislativa estão na região para apurar os impactos causados pelo desastre. “No que depender de nossa atuação parlamentar, as causas e responsabilidades pelo ocorrido serão rigorosamente apuradas”, postou o deputado em sua página nas redes socais, colocando-se em luto pela tragédia.

O deputado Bosco (PTdoB), que está em agenda oficial no município de Mariana, disse ter testemunhado a situação dramática da população frente ao rompimento das barragens. "Manifesto minha solidariedade com os familiares pelas vítimas desse terrível acidente que soterrou por inteiro o distrito de São Bento. O clima é péssimo, mas todo mundo está se mobilizando, levando alimentos para o ginásio Arena e ajudando as vítimas. Todas as minhas condolências às famílias atingidas e à população de Mariana”, postou em sua rede social.

A deputado Marília Campos (PT) também lamentou. “A cada nova foto que vejo da tragédia que aumentam meu choque e minha tristeza. Estou acompanhando o noticiário na torcida para que as pessoas desaparecidas sejam encontradas com vida. O sindicato dos trabalhadores da mineração estima que até 100 pessoas podem ter sumido em meio ao mar de lama que, de cima, lembra um tsunami. Aos moradores do pequeno distrito e aos marianenses, deixo aqui a minha solidariedade. Que as famílias possam se reencontrar com vida. Essa será a maior conquista. O governo precisa dar assistência às vítimas”, disse a deputada que cobrou investigação. “Espero ainda que haja investigações sérias e que as responsabilidades sejam devidamente apuradas. Que os culpados sejam punidos”.


O deputado Dr. Jean Freire (PT) também se manifestou publicamente e externou solidariedade aos feridos e familiares dos afetados pela tragédia. “Desejamos um humano e ágil atendimento às vítimas”.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes