Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Voos regionais e revitalização do mercado municipal são destaques do Fórum Regional em Caratinga

Edição: Núcleo de Comunicação - Bloco Minas Melhor
Foto: Manoel Marques/Imprensa MG

O governador Fernando Pimentel anunciou na quinta-feira (30/11), durante a realização do Fórum Regional de Governo – Por todo o Estado, com todos os mineiros, em Caratinga, no Território Vale do Aço, ações de seu governo na região, entre elas a implantação do programa Voe Minas, a doação de bens e equipamentos agrícolas da extinta Ruralminas para a população rural da região e a revitalização do mercado municipal de Caratinga, além do início da licitação para a obra no trecho da MG-760, entre Vargem Alegre e Revés de Belém, que já está com o projeto executivo de engenharia concluído.

Ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Adalclever Lopes (PMDB), e do Líder do Bloco Minas Melhor, deputado André Quintão (PT), o governador destacou a alegria em poder anunciar, mesmo em momento de dificuldade financeira, ações que ajudam a melhorar a vida da população.

“Nós estamos na vida pública porque temos a esperança de que, com nosso trabalho, podemos melhorar a vida das pessoas que mais precisam. Esse empenho, às vezes, esbarra em dificuldades e, muitas vezes, essas dificuldades se transformam em angústias e frustações. Mas é preciso ter momentos como esse aqui hoje, de alegria, para incentivar a todos nós a continuar trabalhando por aqueles que precisam”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, lembrou ações do governo Pimentel na região, nas áreas de segurança, saúde, educação e agricultura. “O nosso sentimento é de gratidão e alegria. O governo pode contar conosco. A lista de conquistas é grande com recursos para o hospital, a construção do Fórum de Caratinga, as obras do 62º Batalhão de Polícia, reforma e construção de escolas. Tivemos grande problema na região com a febre amarela e, em uma semana, o governo vacinou 1,5 milhão de pessoas”, pontuou o deputado. 

"Estou muito feliz em ver de perto mais uma etapa importante dos Fóruns sendo concluída", declarou o líder do bloco de apoio à gestão de Fernando Pimentel na Assembleia Legislativa, deputado André Quintão. O parlamentar ainda destacou a pluralidade das atividades desenvolvidas ao longo do evento. "A programação envolveu mais de 40 órgãos de Governo, que prepararam cerca de 150 ações para o território. O público também pôde visitar as feiras da agricultura familiar, da economia popular solidária e a exposição do artesanato local. Paralelamente, foram realizadas palestras, oficinas e debates", exaltou.

Participaram ainda os deputados estaduais João Magalhães, Vanderlei Miranda e Celise Laviola. (PMDB). Os parlamentares Rosângela Reis (PROS) e Celinho do Sinttrocel (PCdoB) também marcaram presença. 

Celinho do Sinttrocel ressaltou a importância das ações do governo estadual na área do Vale do Aço. "Destaco a retomada das obras de pavimentação da LMG-760, primeiro compromisso do Governador em 2015 quando foi realizada a 1ª etapa dos fóruns", comentou. "Também pudemos contar com a reabertura do Hospital José Maria de Morais de Coronel Fabriciano e a distribuição de títulos de propriedade a centenas de moradores da região", acrescentou o deputado.

Anúncios e entregas - O Fórum Regional em Caratinga, que reuniu representantes dos 34 municípios que integram o Território, é o 15° dos 17 que estão realizados em todo o Estado. Nesta quinta-feira, o governador assinou quatro despachos. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios locais e do turismo e facilitar a integração entre os municípios e o deslocamento da população, será implantado o projeto “Voe Minas Gerais” em Caratinga, com voos semanais do Aeroporto Regional à capital.

Dentre os principais anúncios feitos por Pimentel estão a entrega, por parte da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de bens e equipamentos agrícolas a municípios da Região do Vale do Aço, beneficiando produtores rurais e agricultores familiares. O governador também comunicou a revitalização do Mercado Municipal de Caratinga, que reúne cerca de 150 comerciantes e é um dos principais pontos de comercialização de produtos típicos da região.

Ainda durante o Fórum Regional, foi oficialmente inaugurada a Escola Estadual Menino Jesus de Praga, local onde a cerimônia foi realizada. Ao todo, foi investido R$ 1,39 milhão pelo Governo do Estado para a reforma do local. Com o objetivo de melhorar os serviços da Copasa em Caratinga, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, na qual foram aportados R$ 20 milhões.

"É essa forma de governar que temos praticado nesses três anos, superando a enorme dificuldade financeira e orçamentaria do Estado. Ontem, estávamos lá em Brasília, eu e alguns secretários, batalhando no Congresso para aprovarem uma Legislação que nos permita fazer uma operação financeira que traga dinheiro para a gente acertar a folha do 13° salário", sentenciou Fernando Pimentel.


Apoio - O secretário de Estado Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, lembrou a importância do diálogo entre governo e sociedade civil. "Tivemos várias entregas na região e, talvez, sem esse espaço de diálogo, essas conquistas não seriam possíveis. Mais que uma agenda de governo, esse é um modo de governar mais próximo das pessoas”, afirmou, fazendo referência à transferência simbólica da capital do estado para Caratinga.

Histórico - Os Fóruns Regionais de Governo foram criados há quase dois anos por meio de decreto do governador Fernando Pimentel. A iniciativa, inédita em Minas Gerais, é um dos pilares da administração estadual e tem o objetivo de incluir a população no processo de planejamento das ações governamentais, monitoramento e avaliação de políticas públicas de forma regionalizada.

A divisão territorial do Estado proporcionou, nesse período, a realização de mais de 1.400 reuniões em mais de 600 municípios, com a participação de milhares de pessoas. Os primeiros encontros serviram para fazer um diagnóstico dos territórios a partir de levantamento dos problemas e necessidades apontados pela sociedade civil, prefeitos, vereadores e representantes de órgãos do Governo Federal com atuação regional.

As informações coletadas junto à população serviram para orientar a elaboração de documentos estratégicos do Estado: o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que reúne os projetos e atividades que o executivo pretende implantar em quatro anos; o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que detalha o planejamento estadual até 2027, e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes