Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Avança na ALMG projeto que atualiza lei sobre transferência de bens para programas sociais

Assessoria ALMG
Edição: Núcleo de Comunicação - Bloco Minas Melhor
Foto: Luiz Santan/ALMG

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira (29/11) o Projeto de Lei (PL) 4.799/17, que atualiza, em virtude do vigente Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016-2019, a Lei 18.692, de 2009, que uniformiza os critérios de transferência gratuita de bens, valores ou benefícios por órgãos e entidades da administração pública estadual para programas sociais. O PL 4.799/17 segue, agora, para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

De autoria do governador Fernando Pimentel, a proposição teve como relator o presidente da comissão, deputado Leonídio Bouças (PMDB), que concluiu pela constitucionalidade da matéria na sua forma original. Na visão do parlamentar, a atualização da lei é necessária em razão das alterações sofridas pelo PPAG, que sistematiza, para um período de quatro anos, todos os programas e ações que o governo pretende desenvolver.

De acordo com Pimentel, o projeto de lei não implica impactos físico, financeiro ou de pessoal, uma vez que os programas sociais já encontram previsão no PPAG e na Lei Orçamentária Anual (LOA). A atualização seria apenas para renomear os programas, adequando as denominações à legislação em vigor.

A Lei 18.692 foi editada para trazer segurança para os operadores de transferências gratuitas de bens, valores ou benefícios pelo serviço público estadual, harmonizando os critérios gerais para sua gestão e reforçando as limitações à execução dos programas sociais em ano eleitoral.

Em relação a novos programas sociais, não há impedimento para a sua aprovação. Contudo, estes não poderão ser executados no próximo ano, sob pena de violação ao disposto na Lei das Eleições.

Já no que se refere à alteração desses programas, a análise será feita caso a caso. É possível que haja mudança, por exemplo, na nomenclatura do programa sem que isso configure modificação da sua finalidade ou do seu conteúdo principal.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes