Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Caravana Lula encontra os feitos do ex-presidente pelos caminhos de Minas

Edição: Núcleo de Comunicação Bloco Minas Melhor

Foto: Ricardo Stuckert

O deputado Rogério Correia (PT) continua acompanhando a Caravana Lula pelo Brasil e nas cidades de Araçuaí e Francisco Sá e ouviu muitos relatos de quem vive os avanços na área de educação profissional e acadêmica, vindas dos governos do ex-presidente. “Em seus oito anos de governo, Lula criou 214 novas escolas federais, mais do que em toda a história brasileira. Criou 14 universidades federais, número também recorde. São apenas dois dados, entre inúmeros, que mostram como Lula tratou bem a área da educação. E essa deve ser sempre uma prioridade, em qualquer governo que se preze”, avaliou o 1º secretário da Assembleia.

Na quinta-feira (26/10), em visita ao ao campus do Instituto Federal do Norte de Minas, em Araçuaí, Lula comentou que a educação no país evoluiu, mas precisa avançar. "O que Dilma e eu fizemos era nossa obrigação. E poder encontrar estes jovens à espera da nossa visita e ouvir os depoimentos emocionantes de quem só pode estudar graças a ações dos governos petistas, é o que dá valor de verdade ao nosso trabalho”, disse.

Testemunhos - “A gente sabe que o Brasil tem tudo pra crescer e se tornar potência por meio da educação”, diz a estudante de Agrimensura Lúcia Dias dos Santos, 15 anos, que vai se formar em 2019, no mesmo ano em que a mãe, Valdeane dos Santos, 34 anos, aluna de Administração. Valdeane teve Lúcia com 19 anos e conta que a proximidade e qualidade do instituto foi um dos fatores que a estimularam a voltar aos estudos. “O instituto vem para trazer educação e novas oportunidades para o Vale. Ele faz mais pessoas terem acesso à educação de qualidade, em uma esfera federal que era elitizada anteriormente”, conta.

Lula disse aos presentes no Instituto que é obrigação do Estado garantir educação de qualidade, da creche à universidade. “O que nós fizemos foi apenas fazer o óbvio. Investir em educação é um investimento para o resto da vida, que perpassa gerações”, afirmou, referindo-se à política atual de Temer, que trata áreas sociais vitais para o desenvolvimento do País como “gasto”.

Paradas para falar com o povo

A Caravana saiu de Araçuaí e seguiu trajeto para Salinas, mas parou para falar com o povo que o aguardava na estrada e em cidades. Na Aldeia Apukaré, onde acompanhou uma dança do povo local, Lula recebeu energias da reza da índia Benvina Pankararu, que fez o mesmo em 2002, quando passsou na região.

O líder do Bloco Minas Melhor, André Quintão (PT), está se sentindo revigorado com a viagem, vendo o entusiasmo do povo que luta pela sobrevivência com esperança de um futuro melhor. “Ver e ouvir os encontros de Lula com o povo mineiro é uma oportunidade de renovar as forças para continuarmos a defender, organizar e lutar junto com os povos indígenas, com os quilombolas, com os agricultores familiar e com todos os trabalhadores que são contra os desmontes das políticas públicas do nosso País”, defendeu Quintão.

Depois, fez mais uma parada em Barreiro Grande, na cidade de Rubelita. Acompanhado pelo deputado Paulo Guedes (PT), Lula bebeu água de uma das milhões de cisternas que foram distribuídas pelos seus governos no Brasil inteiro, e foi homenageado e presenteado pelo povo. Paulo Guedes explicou que era comum as famílias buscarem água longe, num trabalho insano para sobrevivência nas localidades. "O perfil das cidades pequenas mudou depois dos governos do PT. Os programas eram para essas pessoas, melhorando a vida do pobre no interior do Brasil inteiro. Que outro governo se preocupou com isso? Nenhum", disse o parlamentar.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes