Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Cristiano Silveira alerta para risco em barragem da CSN e cobra mudanças na mineração

Núcelo de Comunicação do Bloco Minas Melhor

 Foto: Reprodução

O deputado Cristiano Silveira (PT) denunciou no Plenário da Assembleia Legislativa, na terça-feira (17/10), que um possível rompimento da barragem Casa de Pedra, que pertence à mineradora CSN em Congonhas, causaria a maior tragédia sem precedentes no estado e atingiria pelo menos mil pessoas.

Esta semana, o Ministério Público do Trabalho determinou a interdição das atividades de operação na barragem, a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela empresa, até que sejam concluídas algumas correções nas estruturas.

Segundo a Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais, após uma análise técnica, foi constatada a existência de “risco grave e iminente”, capaz de causar acidentes graves com os trabalhadores que participam da operação da barragem, e também com os que atuam nas “obras de drenagem e de bermas de reforço executadas junto às ombreiras do dique de sela”. A barragem serve para conter rejeitos de mineração.

Para Cristiano Silveira, o estado e o País precisam pensar em um novo modelo de minerar. “Não sou contra a mineração mas está na hora de dizer como essa atividade deve ser feita. Hoje, o setor minerário é que decide sob qual legislação quer operar, mas é o poder público que tem que decidir sobre essa questão”, pontuou.

No último sábado, a mineradora CSN informou que já prestou os esclarecimentos solicitados pelo Ministério Público do Trabalho e que as atividades na barragem ocorrem normalmente.

Nota da CSN - "A CSN Mineração esclarece que as obras no dique de sela da barragem Casa de Pedra, em Congonhas, e as operações da mineradora continuam sem interrupção. As solicitações do Ministério do Trabalho foram atendidas e esclarecidas, reafirmando a estabilidade garantida e fiscalizada pelo DNPM, Ministério Público de Minas Gerais e órgãos ambientais. A Companhia reitera não há risco para os trabalhadores e moradores do município. A empresa continuará a prestar todos os esclarecimentos necessários às autoridades e órgãos competentes."



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes