Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Movimentos por moradia são recebidos pelo governador Fernando Pimentel

Núcleo de Comunicação do Bloco Minas Melhor / Agência Minas

Foto: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG

Movimentos sociais por moradia se reuniram com o governador Fernando Pimentel, na sexta-feira (29/09), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O encontro aconteceu por intermediação do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Rogério Correia (PT), que esteve presente juntamente com lideranças de ocupações urbanas e rurais.

Durante o encontro, Pimentel reiterou o posicionamento do governo em manter o diálogo com os grupos e determinou que a Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com as Ocupações Urbanas, Rurais e Socioambientais estabeleça um cronograma de reuniões semanais com os representantes desses movimentos. Governador se comprometeu também a participar pessoalmente das reuniões periodicamente.

Rogério Correia elogiou a abertura do governador em tratar pessoalmente das questões de moradia que tanto penalizam a população mais pobre. "É importante ressaltar o 'ouvir para governar' que o governador Pimentel gosta sempre de falar. Nos últimos anos, infelizmente os movimentos sociais eram vistos pelo governo estadual como caso de polícia. Isso está mudando, felizmente. A própria promessa de fazer reuniões frequentes com os movimentos revela que esse jeito novo de gerir o Estado veio para ficar. Minas só tem a ganhar", disse.

Participaram do encontro representantes de diversos grupos, como o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Comissão Pastoral da Terra, Ocupação Willian Rosa, Brigadas Populares, Coletivo Margarida Alves e Rede Nacional de Advogados Populares. E também o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Governo, Francisco Eduardo Moreira, a chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Lígia Maria Alves Pereira, que coordena a Mesa de Diálogo e Negociação.

Solução de conflitos - A Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com as Ocupações Urbanas, Rurais e Socioambientais do Governo de Minas Gerais é coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e foi criada em 2015 com o intuito de prevenir, mediar e solucionar, de forma justa e pacífica, os conflitos em matéria socioambiental e fundiária, com a participação dos setores da sociedade civil e do governo diretamente envolvidos.

Além da Seplag, fazem parte da Mesa de Diálogo e Negociaçâo a Secretaria de Estado de Governo (Segov), Secretaria de Estado da Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri), Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Social (Sedpac), Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), Cohab, Polícia Militar e Advocacia-Geral do Estado.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes