Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

André Quintão afirma que Grito dos Excluídos este ano é contra o desmonte das políticas públicas

O Grito dos Excluídos este ano marca a resistência ao desmonte das políticas públicas orquestrado pelo governo federal. O líder do Bloco Minas Melhor, deputado André Quintão (PT), ressaltou o caráter do ato um ano após o golpe.  “O tradicional Grito dos Excluídos, que sempre reúne diversas manifestações por direitos, tem ainda maior relevância neste ano. Faz parte da resistência ao desmonte das políticas públicas, ao aumento da miséria e da exclusão social e à entrega do patrimônio nacional pelo governo golpista que tirou a presidenta Dilma do poder há um ano”, afirmou André, que participa da 23ª edição do ato.

O protesto, que ocorreu às 9h na Praça da Rodoviária, no dia da Independência, seguido de caminhada pelo centro da capital mineira, dá sequência a uma sucessão de eventos que ocorrem, de forma proposital, nessa data comemorativa. O primeiro ato na capital mineira aconteceu em 1995, como forma de unificar as bandeiras de diversos movimentos sociais e populares.

Por direito e democracia, a luta é todo dia! Este foi o lema escolhido para o Grito dos Excluídos, neste ano. O evento, que acontece em todo o país, é construído por comitês religiosos (de várias denominações cristãs e não cristãs), movimentos populares , sindicatos e organizações civis. E teve como foco 3 eixos centrais: Democracia, direito e luta. Segundo os organizadores, os temas refletem os objetivos da manifestação: denunciar a estrutura agressiva e excludente da sociedade e a perda de direitos dos trabalhadores.

Confira as principais lutas definidas pelas organizações para este ano: 

1. Por Democracia, contra o Golpe, por diretas já! #ForaTemer! Denúncia do golpismo da grande mídia!

2. Nenhum direito a menos: não à Reforma da Previdência, revogação da Reforma Trabalhista e das terceirizações. Denúncia dos deputados e senadores mineiros que votaram contra nosso povo!

3. Pela diversidade, contra todas as intolerâncias! Pela luta LGBT, das mulheres, das religiões de matriz africana, dos quilombolas, dos povos indígenas, dos povos ciganos!

4. Contra a criminalização das lutas populares e o extermínio da juventude negra: libertem Rafael Braga!

5. Por Direito à moradia: Nenhuma família sem casa!

6. Por uma BH para todos/as! Pelo direito à cidade e contra a política de higienista!

7. Em defesa do bens e riquezas do nosso povo: não às privatizações!

8. Pela Memória dos lutadores e lutadoras do nosso povo, renovemos a nossa esperança: a luta é todo dia!

Do Bloco Minas Melhor, além do deputado André Quintão, estiveram presentes, os deputados Durval Ângelo (PT), Rogério Correia (PT), sendo que a deputada Marília Campos (PT) e o deputado Doutor Jean (PT) envieram representantes.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes