Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Assembleia Legislativa se fortalece como espaço de debate público em defesa da democracia

Décio Junior - Núcleo de Comunicação Bloco Minas Melhor

Foto: Willian Dias

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), ressaltou o papel histórico e atuante do parlamento mineiro no fortalecimento da democracia no estado, durante a inauguração do auditório José Alencar Gomes da Silva, na segunda-feira (28/8). “Somos uma Casa referência para o Brasil”, lembrou ele. 

Com capacidade para receber 168 pessoas, o auditório integra-se ao Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, que permite a transmissão em tempo real dos eventos pelo painel de vídeo, agregando outros 500 lugares.

Adalclever destacou a atuação democrática e participativa do Parlamento com a criação da Escola do Legislativo e citou o Parlamento Jovem, que permite a ampliação do debate político com estudantes do ensino médio de todo o estado. “Uma maneira de incluir o jovem na vida política”, observou.

Ele lembrou ainda da criação da Comissão de Participação Popular, em 2013. “São ações, que somadas às audiências públicas, reuniões com convidados, pesquisas por meio da internet e debates em Plenário, fazem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais uma referência nacional, quando se trata do debate democrático com a participação de todos os segmentos da sociedade”, afirmou.

O presidente da Comissão de Participação Popular, deputado Dr. Jean Freire (PT), avaliou que o novo espaço vai ampliar as possibilidades de participação das pessoas nos debates sobre as políticas públicas importantes, como é o caso do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). “Vamos ampliar a discussão e quem sabe propor emendas a partir da participação popular. Esse espaço certamente será utilizado para que as pessoas possam vir aqui e vivenciar este processo”, disse Dr. Jean, defendendo a interiorização do debate para outras cidades.

O deputado parabenizou a presidência da Casa pela homenagem a José Alencar. “Trata-se de uma homenagem que faz justiça ao ex-vice-presidente. Um homem que deixou um legado de lealdade ao ex-presidente Lula e que exerceu um papel fundamental na criação de políticas públicas que ajudaram a reduzir a pobreza e a desigualdade social no País”, disse.

Governo Lula - O líder do Bloco Minas Melhor, deputado André Quintão (PT), ressaltou o papel fundamentel do ex-presidente durante os dois mandatos do presidente Lula. "José Alencar foi um grande companheiro de chapa. Todas as transformações do governo Lula, como o fim da pobreza extrema, abertura das universidades para os mais pobres e a criação do Bolsa Família, tiveram a marca e a presença do ex-vice-presidente”, disse.

O primeiro Secretário da ALMG, deputado Rogério Correia (PT), destacou a lealdade de José Alencar. “Foi um vice exemplar, ao contrário do atual, que traiu uma presidenta eleita”, comentou.

Rogério lembrou ainda a participação de José Alencar na reconstrução social do País. “Ele ajudou a criar programas sociais para os trabalhadores mais pobres, combateu os juros altos e sempre defendeu que o Brasil tivesse um desenvolvimento sustentável, a partir da sua própria indústria”.

O filho do ex-vice-presidente, Josué Alencar Gomes da Silva, participou da inauguração do auditório e agradeceu as homenagens em nome da família. “A inauguração desse espaço é um exemplo que a Assembleia Legislativa ao Brasil, pois é disso que precisamos para a construir um novo projeto para o país, de mais espaços de diálogo, de maior inclusão e menos sectarismo e intolerância”, defendeu.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes