Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Bosco assume elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

Assessoria de Comunicação Deputado Bosco

 Foto: Divulgação

Os principais eixos do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, seu cronograma de atividades e as perspectivas de participação da sociedade civil foram motivo de audiência de convidados realizada na quarta-feira (26/08) pela Comissão de Cultura. O Plano Estadual deverá estabelecer as metas e as diretrizes para a área nos próximos dez anos, a fim de incentivar a leitura e democratizar o acesso às bibliotecas.


"Essa é uma tarefa que tem como embrião o Plano Estadual de Cultura. Nossa estratégia de trabalho é interiorizar os debates com diferentes setores da sociedade civil, para que em breve Minas Gerais tenha um Plano que possa organizar as políticas públicas de expansão e preservação de nossas bibliotecas e de incentivo à leitura. Por isso vamos chamar todas as intituições de ensino, públicas e privadas, fundações e todos aqueles que possam contribuir com esse processo", disse o deputado Bosco (PtdoB), presidente da Comissão.

O documento vai conter as políticas públicas para a valorização e desenvolvimento de ações relacionadas a esses eixos. O desenvolvimento do plano é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação. A partir da próxima semana serão realizados encontros regionais.

A etapa de interiorização será conduzida pelo Executivo. Já a etapa final, em Belo Horizonte, será feita pelo Legislativo mineiro, que vai reunir as propostas vindas do interior e consolidá-las a partir da votação na plenária final.

As cidades que vão receber o fórum são Varginha (Sul de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). Essa etapa deve ser finalizada em outubro. Será feita, ainda, uma apresentação do evento em Araxá, em novembro, durante o Festival Literário (Fliaraxá).

O deputado Bosco lembrou que a leitura e a escrita são práticas sociais e culturais e expressam as visões de mundo. "A Assembleia mais uma vez terá importante papel na construção deste plano. Daremos voz e vez ao cidadão que quer contribuir para as políticas públicas de cultura. Será um grande momento de debater novas possibilidades para nosso Estado", disse.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, e os coordenadores do Plano: Lucas Guimaraens de Araújo Ribeiro, Luana de Araújo Carvalho, Rosana Mont'Alverne Neto, Marcos Roberto do Nascimento, Cleide Aparecida Fernandes e Clarissa de Almeida Gonzaga, secretária executiva do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes