Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Exército de mineiros à disposição do governador na luta pela Cemig

Núcleo Comunicação Bloco Minas Melhor

Foto: Sarah Torres / ALMG

A força de articulação que a Frente Mineira em Defesa da Cemig vem conseguindo desde que foi criada, há menos de uma mês, pode ser comprovada no Grande Ato em Defesa das Usinas da empresa, na tarde de sexta-feira (18/08). A manifestação aconteceu na Usina de Miranda, no Triângulo Mineiro, e reuniu empresários, como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, ao lado de lideranças de trabalhadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

O evento mostrou que, quando se fala em defender a maior empresa do estado, a união fala mais alto. "Convocamos representantes de vários segmentos da sociedade civil, além de autoridades jurídicas, pois a ideia é mostrar que a defesa da maior empresa de Minas está acima de qualquer interesse partidário ou de classe. O resultado é esse: somos um exército para defender a Cemig", disse o deputado Rogério Correia (PT), criador e coordenador da Frente.

O governador Fernando Pimentel compareceu à manifestação na Usina de Miranda, localizada na cidade de Indianópolis, defendeu a renovação dos contratos atuais e destacou a importância das concessões para o estado. "Estamos dispostos a arranjar uma solução negociada, mas é negociar de um lado e resistir de outro. O que nós não queremos é que venham, na mão grande, botar nossas usinas no leilão, para estrangeiro comprar e depois vender energia cara para os mineiros e mineiras. Isso não vamos aceitar", afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), além de deputados estaduais e federais da bancada mineira e diversos movimentos sociais, também se manifestaram em defesa da soberania da empresa energética. Mais de 36 ônibus viajaram de todo o estado e cerca de 1500 pessoas se reuniram para protestar e mostrar para a sociedade que a mobilização de todos é fundamental, para não permitir a privatização da estatal pelo governo federal, defendendo a continuação da concessão das hidrelétricas Miranda, São Simão, Volta Grande e Jaguara com a Cemig.

Unidade - O abaixo assinado criado pela Frente já conta com a assinatura de todos os deputados estaduais, que estão contrários ao leilão. O deputado Cristiano Silveira (PT) falou do papel histórico que Minas sempre demonstra ao país, quando se trata de lutar pelos direitos civis. “Mostramos a unidade de Minas em torno de uma empresa que é estratégica para todos nós. A partir de hoje, temos mais fôlego ainda para lutar pelo patrimônio do nosso estado”, lembrou.

O deputado Leonídio Bouças (PMDB) ressaltou que a Cemig cumpre um importante papel social e econômico no estado há décadas e o povo mineiro não quer abrir mão disso . “O governo federal tem que entender que não queremos confronto, mas a Cemig é uma conquista nossa”, enfatizou.

A unidade suprapartidária da Frente foi elogiada pelo deputado João Magalhães (PMDB), que acredita que a Cemig não sairá das mãos do povo mineiro. “Minas está ao lado do governador e do presidente da Assembleia, na luta pelas nossa usinas”.

O deputado Ulysses Gomes (PT) lembrou que cada mineiro precisa conhecer a importância desse ato: “Todos nós precisamos entender que esse movimento político e social está defendendo o nosso futuro”.

O grande ato em Miranda contou ainda com as presença dos deputado federais Adelmo Leão (PT), Reginaldo Lopes(PT), Jô Morais (PCdoB) e Fábio Ramalho (PMDB), além de autoridades do governo estadual.

Controle das águas - Rogério Correia alertou aos presentes para o perigo das usinas serem compradas pelo capital estrangeiro. “Se perdermos essas usinas, nós perderemos também o controle sobre nossas águas, e isso é estratégico para todo o país. Vamos agir com todas as forças judiciais, sociais, institucionais para defender nosso patrimônio, que é de interesse de todo brasileiro’, finalizou. 


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes