Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Adalclever e Pimentel participam com Lula de lançamento do Memorial da Democracia em BH

Assessoria de Comunicação do Bloco Minas Melhor

Com a presença do governador Fernando Pimentel (PT) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Adalclever Lopes (PMDB), o ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva lançou a segunda fase do projeto Memorial da Democracia, que compreende o período de 1930 a 1944, da história republicana brasileira.

Deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e gestores estaduais, juntaram-se a lideranças sindicais e de movimentos populares e lotaram o Grande Teatro do Palácio da Artes, cujo espaço onde cabem 1.700 pessoas, não foi suficiente para as que compareceram ao evento. Mas, que permaneceram no local, mesmo sem acesso direto à solenidade, na expectativa de ver o ex-presidente Lula.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto Lula, dirigido pelo ex-presidente, e o Projeto República, da UFMG, coordenado pela historiadora Heloísa Starling, que – além do mundo político - mobilizou também reitores, professores, pesquisadores e alunos de instituições de ensino superior de Minas Gerais, tendo ampla cobertura da imprensa nacional e regional. O memorial visa resgatar os eventos históricos que pavimentaram a construção da democracia no Brasil, dando visibilidade aos atores sociais nessa trajetória.

O ex-presidente Lula destacou a presença do deputado Adalclever Lopes, como alguém que – a partir da presidência do Poder Legislativo – era fiador da democracia e do equilíbrio entre os poderes no estado de Minas Gerais, dando “suporte à governabilidade”. O governador Fernando Pimentel, em seu pronunciamento, garantiu que o estado integra o esforço de garantir a normalidade democrática, estando à disposição de Lula, como espaço de resistência.

Referindo-se ao projeto, Lula enfatizou que “democracia não é Casa Grande para um lado e senzala para outro. Democracia é direitos iguais para todos”, numa referência direta ao momento de crise pelo qual passa o país e defendendo a via política para a superação dos impasses vividos pela nação.

Segundo Lula, hoje as pessoas falam pouco de democracia e o sintoma disso seria o crescente apoio ao deputado Jair Bolsonaro (PSC), como alternativa à presidência da República. O ex-presidente atribui esse fato ao ódio disseminado, sobretudo, pelos meios de comunicação. Na sequência, Lula reitera, sob o pretexto de avaliar as lacunas de seus dois mandatos, que faltou ações mais específicas na linha da democratização das comunicações.

Além de Adalclever, diversos parlamentares do Bloco Minas Melhor, de apoio ao governo estadual, marcaram presença na solenidade. O líder do governo, Durval Ângelo (PT), registrou em sua conta de twitter: “O futuro da política de Minas Gerais: Lula, Pimentel e Adalclever. A esquerda de novo no poder.”

O deputado Paulo Guedes (PT) valorizou o “Memorial”: “É preciso conhecer a história para lutar pela democracia e defendê-la quando atacada”. Rogério Correia (PT), 1º Secretário da Mesa Diretora da ALMG, destacou que “democracia e direitos sociais andam lado a lado. Enfraquecer a primeira é ameaçar direitos trabalhistas e sociais. O fundamental hoje é que o país se una em torno da retirada do presidente Temer e da convocação de eleições diretas pra que não haja mais retirada de direitos”. O líder do Bloco Minas Melhor, deputado André Quintão (PT) fez questão de ressaltar a presença do ex presidente como uma convocação para a mobilização social "Evidente que qualquer evento com uma liderança do carisma e da dimensão do ex presidente Lula ganha contornos também de uma convocação para que o Brasil mude de rumos, para que tenhamos eleições diretas já e que a gente possa construir as bases das políticas sociais em nosso país."

A expectativa dos organizadores do Memorial é que esse espaço sirva para a valorização das institucições democráticas, em crise nessa quadra da conjuntura nacional.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes