Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Criação da Comenda Dona Helena Greco é aprovada

Comunicação Bloco Minas Melhor / Liderança de Governo

Foto: divulgação

Uma das mulheres mais emblemáticas da história de Minas Gerais, que lutou contra os horrores da ditadura militar e ajudou a criar o Partido dos Trabalhadoras no estado, passa a homenagear personalidades que lutam pelos direitos dos oprimidos. Foi aprovada nesta quarta-feira (05/07), pelo plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerias (ALMG), a criação da Comenda de Direitos Humanos Dona Helena Greco.

A comenda vai reconhecer anualmente pessoas e instituições que lutam pelos direitos humanos a partir das medalhas especiais José Roberto Gonçalves Rezende e Deputado João Batista de Oliveira. O Projeto de Resolução 11/2015, do Líder de Governo, deputado Durval Ângelo (PT), que destacou a importância da homenagem aos que atuam pela garantia de direitos e da perpetuação das histórias dos que dão nome à comenda e às medalhas.

Helena Greco foi a primeira mulher a se formar farmacêutica em Minas Gerais e militou contra a ditadura militar instalada no País na década de 1960. Durval Ângelo lembrou ainda, que ela fundou o Comitê Feminino Pela Anistia e foi a primeira vereadora eleita em Belo Horizonte, em 1982.

Advogado criminalista, José Roberto Gonçalves Rezende era, por sua vez, militante da luta armada contra a ditadura militar no Brasil. Foi preso político por oito anos e depois se tornou o primeiro ouvidor de Polícia do Estado.

O deputado João Batista, por sua vez, integrou ações como a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário na ALMG. “Mesmo quando estava na sua cadeira de rodas, ele estava presente nas lutas do povo”, ressaltou Durval Ângelo.


Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes