Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Opinião

 
 

Minas em dois atos

O feriado de Corpus Christi em Belo Horizonte foi marcado por dois grandes atos populares. Durante cinco dias, o 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) reuniu cerca de 15 mil jovens, entre delegados eleitos nos estados, observadores e convidados, que discutiram todos os temas relacionados à educação e à conjuntura do País. E na sexta-feira (16/06), mais de 40 mil pessoas se reuniram para um grande showmício pelas Diretas Já, na Praça da Estação.

O Congresso da UNE foi marcado por duras críticas ao governo Temer e às suas medidas contra a educação pública e as ações que visam a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários do povo, além de iniciativas que abalam a soberania nacional. A situação do governo Temer era tão precária no maior evento de juventude do país, que até a delegação de estudantes do PSDB defendia o “Fora-Temer” e eleições diretas. O repúdio a uma eventual eleição indireta, caso Temer caia, era unânime nas falas. O evento foi precedido da solenidade de entrega de imóvel, pelo governador Fernando Pimentel, para a instalação da Casa do Estudante Mineiro, que sediará a União Estadual de Estudantes (UEE-MG) e a União Colegial de Minas Gerais (UCMG), resgatando uma dívida política desde os tempos de Regime Militar.

Além das delegações estudantis, participaram do evento lideranças nacionais dos partidos democráticos e de esquerda, ex-presidentes da UNE, artistas e intelectuais. Nas mesas de debates, dentre os convidados, o Bloco Minas Melhor foi representado pelos deputados estaduais Doutor Jean e Rogério Correia, ambos do PT.

Na sexta-feira, os estudantes suspenderam os trabalhos para participar do ato pelas Diretas Já, no centro da capital mineira, dando o tom de combatividade próprio da juventude em luta por seus direitos.

O grande showmício teve a participação de lideranças políticas, partidárias, sindicais e de movimentos sociais e uma ampla gama de artistas. E foi marcado por duras críticas ao governo Temer, às suas medidas antipopulares e pela exigência de eleições diretas-já, como forma de restabelecer a normalidade democrática.

Minas Gerais, dessa forma, retoma seu papel protagonista no cenário político do país. E com ampla e consciente participação popular.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes