Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes
 
 
Logo Minas Sem Censura Newsletter

Mais Notícias

 
 

Rádio Inconfidência ganha nova sede e deputados destacam investimentos em cultura e comunicação

Núcleo de Comunicação Bloco Minas Melhor/Agência Minas

 Foto: Carlos Alberto/ Imprensa MG

O líder de governo, deputado Durval Ângelo (PT), afirmou durante a inauguração das novas instalações da Rádio Inconfidência que a emissora faz parte da memória cultural do estado de Minas Gerais. “Estamos falando de uma das mais importantes emissoras públicas de rádio do país, que hoje ganha uma nova sede com instalações modernas e que está pronta para levar informação de qualidade aos ouvintes”, destacou.

O parlamentar falou ainda da importância do Conselho Estadual de Comunicação Social, que ganhou uma composição mais democrática na nova lei que criou a Empresa Mineira de Comunicação (EMC). “A EMC será um símbolo da nova política de comunicação do Governo de Minas Gerais, pautada, de fato, pelos princípios da comunicação pública”, disse.

A inauguração aconteceu na segunda-feira (12/6), e contou com a presença do governador Fernando Pimentel. A sede da Rádio Inconfidência, que passa a fazer parte do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, em Belo Horizonte, foi construída em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Em breve, o prédio vai abrigar também Rede Minas, na constituição da Empresa Mineira de Comunicação.

Pimentel destacou o esforço do governo em renovar e valorizar permanentemente a rádio, impulsionando, assim, a cultura no estado. “A cultura é fundamental na formação da nossa identidade enquanto nação, povo. O Brasil é um país que tem raízes culturais e tradições muito fortes e amplas. Em Minas Gerais, que é uma síntese do Brasil, o governo tem feito um esforço grande de interiorização do apoio cultural. A Rádio Inconfidência tem um papel fundamental neste processo. Acho que estamos no caminho certo. Por isso, estou feliz em estar aqui hoje e poder compartilhar esse momento de alegria para o Estado inteiro”, afirmou.


O governador recebeu uma carta com sugestões e demandas na área de política pública de comunicação assinada pelos Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e dos Trabalhadores do Serviço Público de Minas Gerais, pela Associação dos Servidores Profissionais da Rede Minas e pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

Política cultural - O secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, falou sobre a descentralização das ações e dos investimentos em todo o estado. “A cultura é diversificada e muito rica em cada região. Nós chegamos a esses territórios com programas especiais, que são resultados de editais. Adotamos a prática de editais para que os recursos do Fundo Estadual de Cultura possam chegar ao interior. Havia, antes, uma concentração muito grande desses recursos, quase em 80%, em Belo Horizonte. Agora, com essa caracterização da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, 45% serão destinados ao interior, permitindo que todas as regiões consigam apoio”, explicou.

Para o deputado Bosco (PTdoB), vice-líder do governo e presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, a inauguração do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco mostra o empenho do governador em investir na Cultura do estado e ressaltou a importância que a Rádio Inconfidência tem pata para o público mineiro. “Uma emissora premiada, nacionalmente reconhecida e que oferece música de qualidade, literatura, jornalismo, cultura e cidadania”, destacou.

O presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, defendeu os investimentos da empresa na realização de obras no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco.  “A obra tem um significado especial na história da Rádio Inconfidência e da TV Minas. Nós também estamos contribuindo para esta história, ao alcançar maior número de ouvintes”, completou.



Logo Minas Melhor Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Rua Rodrigues Caldas, 79 - 3º andar
Santo Agostinho - BH / MG

(31) 2108-7597 minasmelhoroficial@gmail.com
Copyright 2016 Minas Melhor.
Facebook Youtube Twiter Sound cloud
nas redes